Somos a Curiós

Uma organização de formação  educadores e um negócio de impacto social. Usamos a tecnologia para alavancar o alcance das nossas soluções 🙂

Mais importante do que isso, acreditamos no poder transformador da educação! É a prática que transforma!

Nossas soluções de formação de educadores são pensadas fora da caixa. Nos jogamos de cabeça dentro dos desafios da rede pública!

Desenvolvemos uma metodologia de formação de educadores baseada no ciclo de aprendizagem de adultos e usamos como base a homologia de processos. 

Nas nossas formações, os educadores partem de uma vivência, refletem individualmente, discutem coletivamente, praticam, refinam e aplicam na prática a estratégia aprendida. Esse é um legado que marca cada um de nossos alunos.

Acreditamos em abordagens coletivas e colaborativas para a formação de educadores. Construímos soluções que unem o melhor dos mundos teórico e prático, buscando respostas inovadoras e simples, mas não simplistas, para problemas complexos.

Te convidamos a conhecer mais sobre nossos produtos de formação de educadores. Alce novos voos! Vamos juntos entender como nossos sonhos irão transformar a realidade da educação brasileira.

Missão

A Curiós nasceu com o objetivo de apoiar professores e coordenadores pedagógicos nos desafios diários da comunidade escolar por meio de uma formação de educadores que faz a diferença. O que era apenas um sonho, hoje é uma organização de alto impacto na educação pública brasileira. Por isso, nossa missão é:

Impulsionar o potencial de cada educador para que o sonho de uma educação de qualidade se transforme em realidade.

Simplicidade

Todo problema complexo pode ser quebrado em pedaços menores, reduzindo, assim, a complexidade de cada etapa. Acreditamos que essa seja a chave para a transformação. Buscamos sempre uma abordagem simples, mas nunca simplista, para os desafios complexos que enfrentamos.

Transparência

Para construirmos relacionamentos duradouros, a transparência é fundamental. Somos transparentes com nossa comunidade e nossos clientes, fornecedores e parceiros e confiamos que a recíproca seja verdadeira. Valorizamos a honestidade e trabalhamos, todos os dias, seguindo esse princípio.

Aprendizagem Contínua

Quando estabelecemos uma relação de confiança e transparência, aprendemos aquilo que fazemos bem, descobrimos o que erramos e também nossos pontos de desenvolvimento. Acreditamos que existem infinitas formas de resolver um mesmo problema e que não existe problema sem solução. Por isso, buscamos sempre ter um novo olhar para as situações que enfrentamos.

Construção Coletiva

Acreditamos que juntos vamos mais longe! Entendemos a importância de acolher, ouvir e valorizar cada pessoa que faz ou fez parte de nossa história. Por isso, incentivamos a diversidade, a co-construção e a criação de uma comunidade, não apenas na Curiós, mas também nas redes e escolas que apoiamos.

Legado

Acreditamos no que fazemos e no potencial transformador de uma educação pública de excelência no Brasil. Entendemos que nosso trabalho demanda uma abordagem sistêmica e nos comprometemos a buscar atuação em escala.

Simplicidade

Todo problema complexo pode ser quebrado em pedaços menores, reduzindo, assim, a complexidade de cada etapa. Acreditamos que essa seja a chave para a transformação. Buscamos sempre uma abordagem simples, mas nunca simplista, para os desafios complexos que enfrentamos.

Transparência

Para construirmos relacionamentos duradouros, a transparência é fundamental. Somos transparentes com nossa comunidade e nossos clientes, fornecedores e parceiros e confiamos que a recíproca seja verdadeira. Valorizamos a honestidade e trabalhamos, todos os dias, seguindo esse princípio.

Aprendizagem contínua

Quando estabelecemos uma relação de confiança e transparência, aprendemos aquilo que fazemos bem, descobrimos o que erramos e também nossos pontos de desenvolvimento. Acreditamos que existem infinitas formas de resolver um mesmo problema e que não existe problema sem solução. Por isso, buscamos sempre ter um novo olhar para as situações que enfrentamos.

Construção Coletiva

Acreditamos que juntos vamos mais longe! Entendemos a importância de acolher, ouvir e valorizar cada pessoa que faz ou fez parte de nossa história. Por isso, incentivamos a diversidade, a co-construção e a criação de uma comunidade, não apenas na Curiós, mas também nas redes e escolas que apoiamos.

Legado

Acreditamos no que fazemos e no potencial transformador de uma educação pública de excelência no Brasil. Entendemos que nosso trabalho demanda uma abordagem sistêmica e nos comprometemos a buscar atuação em escala.

Depoimentos

Equipe

Laura Marsiaj Ribeiro

Fundadora e CEO

Fabiana Yukari Fujii

Sócia e Diretora de Marketing e Vendas

Débora Chaves

Coordenadora de Conteúdos

Renata Gibelli

Consultora Pedagógica e Formadora

IMG_20230610_184623

Anna Paula Vivolo

Analista de Projetos e Parcerias 

Gabriel Schimmelpfeng

Formador

Renata Gibelli

Consultora Pedagógica e Formadora

Maria Vitória Feitosa

Projetos e Parcerias

Enrico Haddad Speridião

Operações

Renata Gibelli

Consultora Pedagógica e Formadora

Maria Vitória Feitosa

Projetos e Parcerias

Renata Gibelli

Consultora Pedagógica e Formadora

Laura Marsiaj Ribeiro

Fundadora e CEO

Laura é mestre em Administração Pública com foco em Educação pela Columbia University e apaixonada por educação. Formada em Economia pela FEA-USP, começou sua carreira como pesquisadora de dados sociais, analisando dados em educação, saúde e emprego. Atuou como professora de matemática em uma escola pública de São Paulo por 3 anos, onde viveu as dificuldades na ponta que contribuíram para a ideação da Curiós. Com anos de experiência no ecossistema empreendedor no Brasil, foi responsável por desenhar e operar programas de inovação aberta. Após o mestrado, trabalhou como consultora de políticas educacionais em Secretarias de Educação municipais e estaduais, no Brasil, pelo programa Formar da Fundação Lemann, e nos EUA, na cidade de Nova York. Fundou a Curiós para juntar sua experiência em inovação e educação, com sua vontade de impactar a educação no Brasil!

Fabiana Yukari Fujii

Sócia e Diretora de Marketing e Vendas

Engenheira de produção pela UFSCar com especialização em Marketing, ao longo de 10 anos de carreira corporativa Fabiana ganhou extensa experiência nas áreas de vendas, marketing e projetos em multinacionais reconhecidas como 3M, DuPont e Roche. Liderou programas de capacitação de equipes, modelos de avaliação e desempenho de parceiros, estruturação de políticas e modelos comerciais. Tendo como valor o aprendizado contínuo, formou-se black belt, lean-seis sigma, gestora de projetos e treinadora em habilidades de vendas. A Curiós permitiu a aplicação de todo esse conhecimento em seu sonho: desenvolver um negócio de alto impacto social.

Débora Chaves

Coordenadora de Conteúdos

Maranhense, graduada em Relações Internacionais pela USP e pós-graduanda em Gestão Escolar pela mesma universidade. Tem experiência em RH (Caterpillar Inc. e RI USP Jr.) e realizou um intercâmbio acadêmico na Universitatea Babes-Bolyai, na Romênia, onde pôde ter contato com um sistema de ensino bem diferente do brasileiro. O trabalho na Curiós veio como oportunidade para perseguir um antigo sonho, fruto de trabalhos voluntários em escolas públicas e periferias em São Luís (MA), de trabalhar com impacto social e educação no Brasil.

Renata Gibelli

Consultora Pedagógica e Formadora

É historiadora e cursa especialização em Educação pela UFABC. É professora de escola pública e atua na modalidade Educação para Jovens e Adultos. Desenvolve ações de fomento à leitura e, em 2018, foi agraciada com o Prêmio Paulo Freire de Qualidade do Ensino Municipal. Participa da elaboração de conteúdos com foco no desenvolvimento de competências socioemocionais e, desde 2014, realiza formações para gestores e professores. Já atuou junto ao Instituto Ayrton Senna, Nova Escola, Somos Educação, Instituto Ismart e Eu Ensino.

Anna Paula Vivolo

Formadora

Apaixonada por aprendizagem e inovação. Iniciou lecionando de forma voluntária e se aprofundou na Educação ao ingressar no programa de formação de lideranças do Ensina Brasil, como professora de Ciências da Natureza. Com o objetivo de ampliar o impacto social resultado de seu trabalho, migrou para o terceiro setor e compõe o time da Curiós, desenvolvendo todo o ciclo de gestão de projetos, da prospecção de parcerias, à facilitação da implementação de nossas soluções de inovação para redes públicas!

Gabriel Schimmelpfeng

Formador

Engenheiro de Bioprocessos e Biotecnologia e licenciado em Matemática. Ingressou como participante no Programa de Desenvolvimento de Lideranças do Ensina Brasil como professor de matemática em Petrolina-PE. Nesse período, obteve experiência em docência e monitoramento de dados trabalhando diretamente na Secretaria de Educação do município, no Comitê de Conduta do Ensina Brasil e no Comitê de Ensinas de Petrolina. Atualmente, é colaborador na Curiós e estudante do programa de MBA em agronegócios na ESALQ-USP e do mestrado em microbiologia agrícola pela mesma universidade.

Maria Vitória Feitosa

Projetos e Parcerias

Graduada em Relações Internacionais e atualmente também estudante de História, ambos pela USP. Possui experiência em gestão interna de projetos relacionados à educação inclusiva (OSCIP Mais Diferenças) e também em parcerias comerciais no segmento de educação bilíngue (Consulado Britânico de São Paulo). Durante seu intercâmbio acadêmico em Taiwan pôde participar do programa International Companions for Learning promovido pelo Ministério da Educação taiwanês, no qual lecionou aulas de cultura para estudantes de ensino fundamental e médio do ensino público. A colaboração na Curiós reflete um grande interesse em continuar atuando com negócios de impacto social na área educacional no contexto brasileiro.

Enrico Haddad Speridião

Operações

Formado em Relações Internacionais pela USP, é apaixonado por políticas públicas, educação e desenvolvimento social. Possui experiência com projetos, tendo participado da elaboração do relatório Envelhecimento e Deficiência: Relatório Final de Pesquisa, disponível no site da OSCIP Mais Diferenças. Também possui experiência em pesquisa, adquirida com uma Iniciação Científica que explorava as relações Brasil-Bolívia e com uma pesquisa sobre saneamento básico para o Y20 Summit. Hoje, sonha em contribuir com a educação brasileira.